▷ Thompson Tau – Identificação de Outliers

Olá pessoal, bem vindo ao meu novo artigo! Neste texto irei demonstrar como podemos identificar matematicamente um ponto fora da curva, chamado de "outlier", esta técnica é muito utilizada para verificar se os preços de cotações ou se uma correção de valor estará adequado ou não.

Mas antes vamos entender o que é um "outlier"

Quando temos uma série identificada, conforme abaixo, onde conseguimos colocar em maneira gráfica, podemos visualizar a nossa série e ver alguma possível distorção.

Thompson Tau no Excel

No exemplo acima, temos prontos próximos da curva. Mas no exemplo abaixo, vamos analisar novamente se os pontos estão de maneira próximas uma das outras.

Thompson Tau no Excel

Observando somente os valores e não o gráfico, não conseguimos perceber rapidamente qual é o valor fora da nossa série, por isso que temos que colocar em um indicador para analisar quais são os pontos fora da curva (outlier). No caso acima foi o valor de 19,98 no dia 30/11/2018, onde este valor é muito acima dos outros, sendo avaliado como um "outlier".

O problema é que muitas vezes não conseguimos colocar estes pontos de maneira gráfica, para identificá-los, devido a urgência ou tempo. Uma das técnicas para identificar esses "outliers" é o Thompson Tau. Vamos ao exemplo abaixo e suas fórmulas

Precisamos identificar rapidamente quais são os pontos que fogem da normalidade, para isso vamos aplicar uma fórmula para nos resultar quais são os valores que são "outliers" e com isso tomar uma ação sobre esses pontos.

Segue a fórmula utilizada na coluna C, iniciando na Célula C2

=SE(B2="";"";SE(ABS(MÉDIA(B:B)-$B2)>(DESVPADA(B:B)*((INVT(5%;CONT.NÚM(B:B)-2)*(CONT.NÚM(B:B)-1))/(RAIZ(CONT.NÚM(B:B))*RAIZ(CONT.NÚM(B:B)-2+(INVT(5%;CONT.NÚM(B:B)-2))^2))));"X";""))

ou em inglês

=IF(B2="";"";IF(ABS(AVERAGE(B:B)-$B2)>(STDEVA(B:B)*((TINV(5%;COUNT(B:B)-2)*(COUNT(B:B)-1))/(SQRT(COUNT(B:B))*SQRT(COUNT(B:B)-2+(TINV(5%;COUNT(B:B)-2))^2))));"X";""))

Esta técnica é bastante utilizada para verificação dos valores que estão dentro do "aceitável" onde o departamento de compras recebe as notificações de correções anuais dos preços devido a inflação. Como são milhares de valores e fazer a verificação unitária de todos é bem complexo, muitas multinacionais utilizam dessa técnica para verificar distorções dos preços apresentados e com isso comunicar seus fornecedores uma explicação destas distorções.

Espero que tenham gostado desta aplicação no Excel

Gostou do artigo? Se sim curta e compartilhe com seus contatos!

Você tem uma outra técnica para a idetificação de outliers? Deixe nos comentários deste artigo.

E você já viu o meu novo curso online de Excel?

Abraços a todos

Fabio BALDINI

Frase do dia: "A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada." Autor: Albert Einstein

Agradecimento em especial ao Grande Mestre Davi Paraguai, por me demonstrar essa técnica muito utilizada hoje na área de compras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *